2 de maio de 2011

Que crise esta....

Não há dinheiro no entanto todas as grandes superfícies estão sempre cheias.

Há uns anos atrás, junto de uma escola secundária encontrávamos estacionadas dezenas de "aceleras" que agora foram substituídas por "Smarts".

No tempo de infância dos nossos pais, muitos tinham uma "dúzia" de irmãos e tudo se criava. Logo cedo saíam de casa dos pais para ir trabalhar e começar a orientar as suas vidas. Agora cada casal têm em média dois filhos que vivem com os pais até longa idade.

Antes não existia Internet e eram poucas as grandes estradas. As pessoas eram obrigadas a trabalhar nas terras ou a mudar-se para viver junto ao trabalho. Agora muitos trabalham a partir de casa e por vezes fica mais barato fazer uma viagem para o estrangeiro do que para o Algarve.

Portugal vive com umas das maiores taxas de desemprego, no entanto existem empresas que importam cada vez mais mão de obra estrangeira.
Os vencimentos que estas empresas proporcionam, podem não ser os mais elevados, no entanto muitas oferecem transporte, alojamento e segurança social. Muito provavelmente os melhores colaboradores devem continuar e muito possivelmente os seus vencimentos vão ser (ligeiramente) aumentados, pois entre outras coisas facilitam a comunicação e partilham a experiência com todos os novos trabalhadores.

Desde novo que ouvi falar em portugueses que iam para o estrangeiro à procura de bons empregos e para ganhar dinheiro, será isto como que uma moeda de troca com estes Tailandeses? Muitas destas pessoas acumulam ainda mais do que um emprego. Então que crise é esta???

Sem comentários: